Anvisa suspende emagrecedor contendo substância proibida

DMAA, presente em suplementos, teve o seu uso criminalizado

Após receber informações sobre efeitos adversos e mortes no país relacionados à substância DMAA, ou dimetilamilamina, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) emitiu ontem um alerta contra o uso de suplementos alimentares com esse estimulante, usado para o emagrecimento e o ganho de massa corporal.

Os principais produtos com DMAA que circulam no país são Jack3D, Oxy Elite Pro e Lipo-6 Black, segundo a Anvisa. E o consumo desses produtos vem crescendo, principalmente entre jovens que se exercitam em academias, avalia Denise Resende, gerente geral de alimentos da agência reguladora.
Até a terça-feira da semana passada, comercializar produtos com DMAA era uma irregularidade. Viajar, trazer suplementos com essa substância na bagagem e consumi-los era permitido. Há uma semana, porém, a Anvisa inscreveu o DMAA na lista de psicotrópicos, o que faz com que vender, trazer na bagagem e consumir produtos com DMAA seja crime.

``Quando é uma substância proscrita, não pode haver consumo ou venda. Vamos comparar com a cocaína, nenhum médico pode prescrever``, explica Resende.

Entre os efeitos adversos relacionados ao DMAA estão dependência, insuficiência renal, falência do fígado e alterações cardíacas. Consequências como essas foram constatadas pela OMS (Organização Mundial da Saúde) e informadas ao Brasil.

Resende diz que há casos de mortes no Brasil que podem ter ligação com o DMAA. A Anvisa, porém, não tem essa conta fechada. Em 2010, o Exercito americano recolheu todo produto contendo DMAA depois que dois recrutas tiveram um ataque cardíaco fatal em treinamento. O DMAA foi encontrado em seu sangue.

Fonte: Folha de S.Paulo / JOHANNA NUBLAT

<<Voltar para Notícias




Receba as nossas novidades em seu e-mail.
Nome:

Data de Nascimento:

Email:




Esclarecimento de quaisquer dúvidas, no prazo de 48 atendimento jurídico virtual(quarenta e oito) horas nas áreas trabalhista (preventiva e contenciosa) e da saúde, através de atendimento virtual.

MAIS

Avenida Paulista, 2.202 – conj. 31 - Cerqueira Cesar – São Paulo - CEP 01310-932
Telefone: (11) 4063-0693 - E-mail: mnmakino.direitomedico@gmail.com
Website desenvolvido por: Andréa Mari