Atividade de vigilância é necessária para sustentação do SUS

Atualmente, está em discussão o contrato de gestão entre Anvisa e o Ministério da Saúde para o período de 2012 e 2013

A vigilância sanitária é uma atividade estratégica para garantir a sustentabilidade do SUS. Este foi um dos argumentos defendidos pelo diretor-presidente da Anvisa, Dirceu Barbano, no primeiro dia do Congresso Nacional das Secretarias de Saúde.

Segundo Barbano, há uma mudança em curso no país sobre como as atividades de vigilância podem servir de suporte às ações do SUS e o próprio desenvolvimento econômico e social do país. “A cada passo que damos na área de vigilância, multiplicamos a redução dos gastos com a assistência dando sustentabilidade ao sistema de saúde”, justificou Barbano. Dirceu lembrou ainda que as atividades de vigilância sanitária são parte dos que o SUS entrega ao cidadão, neste caso, na forma de produtos e serviços seguros para o uso pelas pessoas.

Para o diretor-presidente, um caminho para se aproximar das necessidades da sociedade é enxergar a vigilância sanitária como uma atividade que envolve todos os profissionais da área de saúde, como os profissionais de ambulatório e de saúde da família.

Desenvolvimento

Atualmente, está em discussão o contrato de gestão entre Anvisa e o Ministério da Saúde para o período de 2012 e 2013. Pela primeira vez o contrato definirá a vigilância sanitária como um instrumento de desenvolvimento social e econômico. Segundo Barbano, esta será uma mudança significativa já que a atividade de vigilância não pode ser apenas um anteparo entre as pessoas que consomem produtos e serviços e o setor produtivo. “Essa agenda é prioridade dentro da Anvisa, precisamos ser mais eficiente naquilo que interessa que é atuar em relação ao risco e acolher uma agenda que é de todos nós: o combate a pobreza e redução da miséria”, explica Barbano.

Fonte: Anvisa

<<Voltar para Notícias




Receba as nossas novidades em seu e-mail.
Nome:

Data de Nascimento:

Email:




Esclarecimento de quaisquer dúvidas, no prazo de 48 atendimento jurídico virtual(quarenta e oito) horas nas áreas trabalhista (preventiva e contenciosa) e da saúde, através de atendimento virtual.

MAIS

Avenida Paulista, 2.202 – conj. 31 - Cerqueira Cesar – São Paulo - CEP 01310-932
Telefone: (11) 4063-0693 - E-mail: mnmakino.direitomedico@gmail.com
Website desenvolvido por: Andréa Mari