DF: Rede D’Or - Cade breca compra de hospitais

De acordo com o pedido da procuradoria do órgão, o negócio pode fazer a concentração da Rede D’Or no DF superar 90%

A Procuradoria-Geral do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) pediu a suspensão da compra de cinco hospitais e dois centros de radiologia no Distrito Federal (DF). O procurador-geral Gilvandro Araújo recomendou uma medida cautelar para paralisar a aquisição dos estabelecimentos pela Rede D’Or, do Rio de Janeiro, até que o caso seja definitivamente julgado pelo conselho. 

Por meio da medida cautelar, as empresas deverão manter a administração separada das unidades de saúde enquanto o processo for analisado pelo Cade. “Na prática, o que o cade quer é impedir qua haja qualquer comunicação entre essas empresas até que a gente possa analisar o impacto concorrencial dessa operação”, declarou Araújo. A posição da procuradoria agora precisa ser apreciada pelo conselheiro Ricardo Ruiz, relator do processo, e pelo plenário do órgão. 

Em junho, a rede D’Or anunciou a compra de participação em cinco hospitais do DF: Santa Lúcia, Santa Helena, Prontonorte, Maria Auxiliadora e Renascer. O negócio também envolveu a aquisição de parte do controle de duas clínicas de radiologia: Centro Radiológico de Brasília e Centro Radiológico do Gama, cidade a 30 quilômetros de Brasília. 

De acordo com o pedido da procuradoria, o negócio pode fazer a concentração da Rede D’Or no DF superar 90%. Isso porque o grupo detém participações em outros dois hospitais da capital federal: Santa Luzia e Hospital do Coração. “A elevada concentração de mercado diminui a concorrência, traz prejuízo por incremento de preços e perda de qualidade. A nossa preocupação é evitar o monopólio que possa prejudicar a população que precise ter acesso aos hospitais”, disse o procurador-geral do Cade. 

Por meio da assessoria de imprensa, o grupo D’Or informou que só vai se pronunciar quando for notificado da medida cautelar. 

Fonte: Saúde Business Web
<<Voltar para Notícias




Receba as nossas novidades em seu e-mail.
Nome:

Data de Nascimento:

Email:




Esclarecimento de quaisquer dúvidas, no prazo de 48 atendimento jurídico virtual(quarenta e oito) horas nas áreas trabalhista (preventiva e contenciosa) e da saúde, através de atendimento virtual.

MAIS

Avenida Paulista, 2.202 – conj. 31 - Cerqueira Cesar – São Paulo - CEP 01310-932
Telefone: (11) 4063-0693 - E-mail: mnmakino.direitomedico@gmail.com
Website desenvolvido por: Andréa Mari