Eventos estratégicos projetam Anvisa no cenário internacional

Série de encontros internacionais tratam de regulação de medicamentos

A 15ª Conferência Internacional das Agências Reguladoras de Medicamentos (ICDRA - International Conference of Drug Regulatory Authorities) abre a participação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em uma série de encontros internacionais sobre regulação de medicamentos, que ocorrem ainda este ano. A conferência será realizada de 23 a 26 de outubro, em Tallin, na Estônia. Outros três eventos serão sediados no Brasil.

A ICDRA é organizada a cada dois anos pela Organização Mundial da Saúde (OMS), em conjunto com a autoridade sanitária do país-sede, que, este ano, é a Agência Reguladora de Medicamentos da Estônia, a Ravimiamet. Participam dos debates os representantes oficiais das autoridades reguladoras de medicamentos dos países-membros.

A conferência congrega diversos temas que fazem parte da realidade regulatória dos países. O objetivo é promover o intercâmbio de informações e experiências entre autoridades regulatórias de todo o mundo, por meio da discussão de temas e apresentação de experiências bem-sucedidas.

Em novembro, o Brasil será sede de dois encontros internacionais relacionados ao controle sanitário de medicamentos. Entre os dias 11 e 14 de novembro, Brasília (DF) recebe o 35º Encontro Anual dos Centros Nacionais Participantes do Programa Internacional da OMS para Monitoramento de Medicamentos.

Devem participar dos debates 160 representantes dos mais de 50 países-membros do programa. Esse encontro é o principal fórum de discussão e intercâmbio de conhecimento e práticas de farmacovigilância do sistema da OMS.

Com a vinda do evento para o Brasil, pretende-se estreitar as relações entre as autoridades sanitárias da América do Sul e do Caribe. O objetivo é harmonizar as ações de farmacovigilância na região.

Logo depois, de 26 a 29 de novembro, ocorre em Manaus (AM) a reunião da 7ª Cúpula dos Dirigentes das Agências Reguladoras de Medicamentos. Este ano, o tema do encontro será o desafio de melhorar instrumentos de regulação e troca de informações para apoiar ações de saúde pública.

A reunião de cúpula ocorre anualmente e pretende superar desafios globais de saúde pública. Além disso, cria oportunidades para a cooperação internacional, a fim de promover a proteção da saúde e reforçar o processo de rede e a comunicação para ampliar a transparência da ação regulatória e a troca de informação entre as agências.

Fazem parte da cúpula de agências reguladoras de medicamentos os seguintes membros: Austrália, União Europeia, Brasil, Canadá, Comissão Europeia, Agência Europeia de Medicamentos, França, Alemanha, Itália, Índia. Indonésia, Irlanda, Japão, México, Holanda, Nova Zelândia, Nigéria, República Popular da China, Rússia, Singapura, África do Sul, Suécia, Suíça, Reino Unido e Estados Unidos da América. Membros da OMS também participam da reunião, na condição de observadores.

Fecha a agenda de encontros internacionais da Anvisa, em 2012, a VI Reunião do Grupo de Cooperação Internacional de Reguladores de Fitoterápicos (IRCH - International Regulatory Cooperation for Herbal Medicines), de 10 a 12 de dezembro, em Curitiba (PR). O IRCH é um grupo técnico da OMS que tem o objetivo de proteger e promover a saúde pública e a segurança dos medicamentos fitoterápicos, além de buscar instrumentos para melhorar a regulação desses produtos.

O intuito de realizar a reunião na América do Sul se deve à necessidade já identificada pela OMS de envolver os especialistas de países da região, que possuem amplo conhecimento nas questões relacionadas ao uso tradicional de ervas e medicamentos elaborados a partir de plantas medicinais.

O diretor-presidente da Anvisa, Dirceu Barbano, destaca que a realização desses eventos estratégicos no Brasil “reflete o reconhecimento da comunidade internacional à capacidade regulatória da agência”. Barbano salienta que a Anvisa tem buscado “a excelência em suas ações e o estreitamento com seus pares para harmonizar procedimentos e agilizar a tomada de decisão”.

Fonte: Anvisa
<<Voltar para Notícias




Receba as nossas novidades em seu e-mail.
Nome:

Data de Nascimento:

Email:




Esclarecimento de quaisquer dúvidas, no prazo de 48 atendimento jurídico virtual(quarenta e oito) horas nas áreas trabalhista (preventiva e contenciosa) e da saúde, através de atendimento virtual.

MAIS

Avenida Paulista, 2.202 – conj. 31 - Cerqueira Cesar – São Paulo - CEP 01310-932
Telefone: (11) 4063-0693 - E-mail: mnmakino.direitomedico@gmail.com
Website desenvolvido por: Andréa Mari