Farmanguinhos faz acordo com laboratório para produzir antibiótico

Acordo de transferência de tecnologia com a Fiocruz valerá por pelo menos cinco anos e a quantidade a ser produzida dependerá da demanda

A farmacêutica multinacional GlaxoSmithKline (GSK) terceirizou a produção de um antibiótico para o Instituto de Tecnologia em Fármacos (Farmanguinhos), da Fiocruz, no Rio. A parceria, inédita nessa área, terá duração de ao menos cinco anos.

A farmacêutica também tem um outro acordo com a Fiocruz - no caso, com a unidade Biomanguinhos - desde 2010 para produção da vacina pneumocócica conjugada. A produção é feita para o Ministério da Saúde para que a vacina seja distribuída gratuitamente na rede (mais informações nesta página).

Com o acordo firmado com Farmanguinhos, o antibiótico Amoxil - que é amplamente comercializado no País - passará a ser fabricado no Brasil. Antes, ele era produzido em uma unidade da GSK no México e importado para o País. A GSK não informou se o fato de a fabricação agora ser no Brasil refletirá na redução do preço da droga.

As primeiras unidades dos comprimidos de Amoxil (amoxilina, na versão de 875 mg) foram entregues à farmacêutica em junho deste ano. O segundo lote foi entregue no final de outubro. Até agora já foram liberadas 29.206 caixas do antibiótico - o que representa 453.970 comprimidos. O volume total a ser fabricado dependerá da demanda.

Cooperação. Segundo o diretor executivo de Farmanguinhos, Hayne Felipe da Silva, a parceria com a GSK é um acordo de cooperação em que os técnicos da Farmanguinhos estão simultaneamente aprendendo a tecnologia de produção de comprimidos revestidos e também prestando serviço para a GSK.

``Ao mesmo tempo que aprendemos essa tecnologia, produzimos o medicamento para a GSK vender no mercado privado. É diferente do outro acordo, com Biomanguinhos, que prevê produção de vacina para o Ministério da Saúde distribuir na rede pública``, explica Silva.

Segundo ele, essa parceria é importante porque demonstra que o instituto tem nível de excelência tecnológica e de qualidade comparado aos laboratórios farmacêuticos reconhecidamente de alto padrão.

Além disso, ainda permitirá que Farmanguinhos produza outros medicamentos com esse tipo de revestimento, caso seja necessário. ``Tem o lado econômico também. Além de aprendermos, nós recebemos pelo serviço prestado``, diz Silva.

A unidade de Farmanguinhos tem capacidade para produzir até 900 mil comprimidos por mês para este medicamento. ``Essa é uma demanda inicial e a parceria abre perspectivas para a cooperação técnico-científica para o desenvolvimento de outros produtos``, afirmou.

Para que a iniciativa desse certo, houve transferência de tecnologia, colaboração científica e a capacitação profissional na produção de penicilina. ``O objetivo é ampliarmos nossa capacidade produtiva no País, tendo como parceiro um laboratório de referência, com alto nível de expertise técnico e excelência operacional, como Farmanguinhos``, afirmou Cesar Rengifo, presidente da GlaxoSmithKline no Brasil.

Parceria com Biomanguinhos produz vacina

A farmacêutica multinacional GlaxoSmithKline (GSK) tem um acordo com a unidade de Biomanguinhos da Fiocruz desde 2010 para produção da vacina pneumocócica conjugada para o Ministério da Saúde. A vacina previne otite média, pneumonia e meningite bacteriana.

Graças a esse acordo, a vacina passou a integrar o Programa Nacional de Imunizações, o que tornou o Brasil o primeiro país da América Latina a oferecer essa vacina na rede.

Assim como no caso da produção de antibióticos, a parceria da GSK com Biomanguinhos foi possível por meio da transferência de tecnologia entre os laboratórios. Biomanguinhos é o responsável pelo processamento final das vacinas. Ao todo, serão cinco etapas até que o País tenha o domínio completo da tecnologia, previsto para 2017.

O Ministério da Saúde compra cerca de 13 milhões de doses da vacina - quantidade necessária para vacinar todos os menores de 1 ano de idade. / F.B.

Fonte: FERNANDA BASSETTE - O Estado de S.Paulo

<<Voltar para Notícias




Receba as nossas novidades em seu e-mail.
Nome:

Data de Nascimento:

Email:




Esclarecimento de quaisquer dúvidas, no prazo de 48 atendimento jurídico virtual(quarenta e oito) horas nas áreas trabalhista (preventiva e contenciosa) e da saúde, através de atendimento virtual.

MAIS

Avenida Paulista, 2.202 – conj. 31 - Cerqueira Cesar – São Paulo - CEP 01310-932
Telefone: (11) 4063-0693 - E-mail: mnmakino.direitomedico@gmail.com
Website desenvolvido por: Andréa Mari