No HC, exame de câncer é cancelado por falta de agulha

Segundo filha, mãe, que é idosa, chegou a ser preparada para o procedimento

Diagnosticada com câncer no pâncreas e no fígado, Ana França de Sousa Truvão, 74, não conseguiu fazer anteontem uma biópsia do pâncreas no Hospital das Clínicas, em Cerqueira César (região central de São Paulo), porque a unidade estava sem agulha de ultrassom endoscópica.

Segundo Silvia Lopes de Oliveira, 35, filha da paciente, sua mãe não pode iniciar o tratamento de quimioterapia enquanto não fizer a biópsia. ``Minha mãe vive à base de morfina, sente muitas dores e mal consegue comer``, diz.

De acordo com Silvia, a idosa chegou ao setor onde a biópsia seria realizada às 7h. ``Ela foi preparada e levada para uma sala, mas o exame não foi feito porque estava faltando agulha. O médico foi grosseiro e disse que era para a gente reclamar com o [governador] Geraldo Alckmin.``

``Ela ficou no hospital até as 15h, pois passou mal. O pior é que não fizeram a biópsia nem remarcaram``, afirma

O HC diz que houve desabastecimento e que remarcou o exame.

A aposentada descobriu o câncer em abril no Hospital do Grajaú (zona sul). A biópsia foi marcada por um gastroenterologista do HC para o dia 21 de agosto. Após a paciente reclamar do prazo, o exame foi remarcado para anteontem.

Segundo a médica patologista Nathalie Canedo, a biópsia é imprescindível para o sucesso do tratamento. ``Ela dá certeza sobre o tipo do câncer, o tamanho da lesão e se houve metástase [quando o câncer migra para outros órgãos].``

MEDICAMENTOS

Também no HC, pacientes que procuravam ontem a farmácia não conseguiam encontrar alguns remédios.

Entre eles estavam a Levotiroxina, para a tireoide, e o Carbonato+Lactogliconato 500 mg e a vitamina D200, contra a osteoporose.

OUTRO LADO
Procedimento foi remarcado, afirma hospital

DO “AGORA”

O Hospital das Clínicas confirmou que houve um desabastecimento de agulha para a realização de biópsia, causado por um ``aumento inesperado da demanda``, mas que isso foi temporário e que o hospital já determinou uma compra de emergência.

A assessoria do hospital informou que a biópsia da aposentada Ana França de Sousa Truvão foi remarcada para a próxima semana. Sobre a postura do médico, que teria sido rude, disse que ``seus funcionários são permanentemente orientados a tratar todos [...]com atenção e respeito``.

Em relação aos remédios em falta, o HC informou que a D200 já está com estoque regularizado, a Levotiroxina estará disponível a partir de hoje e o Carbonato+Lactogli-conato, na próxima semana.

Fonte: Folha de S.Paulo / Agora

<<Voltar para Notícias




Receba as nossas novidades em seu e-mail.
Nome:

Data de Nascimento:

Email:




Esclarecimento de quaisquer dúvidas, no prazo de 48 atendimento jurídico virtual(quarenta e oito) horas nas áreas trabalhista (preventiva e contenciosa) e da saúde, através de atendimento virtual.

MAIS

Avenida Paulista, 2.202 – conj. 31 - Cerqueira Cesar – São Paulo - CEP 01310-932
Telefone: (11) 4063-0693 - E-mail: mnmakino.direitomedico@gmail.com
Website desenvolvido por: Andréa Mari