MG: Infecções em Betim já estão na mira do MP

Segunda-feira o Ministério Público de Minas Gerais confirmou, por meio de sua assessoria de imprensa, que já está investigando os casos

Secretarias estadual e municipal divergem sobre existência de surto; ‘superbactéria’ contaminou 22 pessoas na unidade desde janeiro. Segunda-feira o Ministério Público de Minas Gerais confirmou, por meio de sua assessoria de imprensa, que já está investigando os casos de contaminação pelas “superbatérias” KPC e VRE no Hospital Regional de Betim, na região metropolitana de Belo Horizonte. 
Em nota, o órgão informou que a promotora responsável encontra-se em período de férias, mas retorna ainda nesta semana, quando deverá retomar a apuração do caso. “O Ministério Público de Minas Gerais está acompanhando o caso e atento ao assunto”, reforçou a assessoria. 

O governo estadual e a Prefeitura de Betim divergem sobre a existência ou não de um surto de contaminações na unidade. Segundo a Secretaria de Estado de Saúde, foram confirmadas 22 das 25 suspeitas de KPC referentes ao Hospital de Betim recebidas neste ano pela Funed (Fundação Ezequiel Dias), responsável pelos exames. 

O número já corresponde a quase quatro vezes a soma dos casos confirmados entre 2010 e 2011 em todo o Estado. Por outro lado, a Secretaria Municipal de Saúde alega que não há motivo para alarde. “Esse número é o total de casos ao longo do ano. Atualmente, há apenas dois casos colonizados e dois infectados, além de três aguardando análise. Não existe surto, nem necessidade de pânico”, afirmou o secretário Pedro Pinto. 

Em nota, a Secretaria de Estado de Saúde informou que notificou o hospital e a Vigilância Sanitária sobre os casos confirmados pela Funed. A direção da unidade tem prazo de 30 dias para tomar as providências necessárias. 

Fonte: Sonda Brasil

<<Voltar para Notícias




Receba as nossas novidades em seu e-mail.
Nome:

Data de Nascimento:

Email:




Esclarecimento de quaisquer dúvidas, no prazo de 48 atendimento jurídico virtual(quarenta e oito) horas nas áreas trabalhista (preventiva e contenciosa) e da saúde, através de atendimento virtual.

MAIS

Avenida Paulista, 2.202 – conj. 31 - Cerqueira Cesar – São Paulo - CEP 01310-932
Telefone: (11) 4063-0693 - E-mail: mnmakino.direitomedico@gmail.com
Website desenvolvido por: Andréa Mari