Patentes: Debate sobre anuência prévia reúne especialistas na Câmara

O objetivo foi debater o Projeto de Lei 3.709/2008, que propõe o fim da participação da Anvisa na avaliação das patentes de medicamentos

A Anvisa participou, nesta terça-feira (10/7), de audiência pública realizada na Câmara dos Deputados sobre a atuação da instituição na anuência prévia de pedidos de patentes farmacêuticas. O objetivo foi debater o Projeto de Lei 3.709/2008, que propõe o fim da participação da Anvisa na avaliação das patentes de medicamentos.

Para o Coordenador de Propriedade Intelectual da Anvisa, Antônio Carlos Bezerra, o projeto traz riscos para o modelo de saúde pública do país. Segundo ele, a participação da Anvisa na concessão destas patentes tem o objetivo de garantir a ampliação do acesso aos medicamentos, conciliando a propriedade intelectual e a política social adotada no Brasil.

O representante da Anvisa defendeu o olhar da saúde no processo de patentes lembrando que uma concessão indevida pode atrasar a chegada de concorrentes no mercado. “Estima-se em R$ 28 bilhões a economia para a população por força da introdução dos genéricos no mercado”, apontou Bezerra. Ele destacou, ainda, que a fila de processos em análise pela Agência deve ser zerada em breve.

O posicionamento da Anvisa contou com apoio do Ministério Público Federal, da Associação Brasileira de Indústria Fina, da Rede Brasileira de Integração dos Povos e do representante do Tribunal Regional Federal do Rio de Janeiro.

A audiência foi promovida pelo Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio da Câmara dos Deputados. Também participaram os representantes do Instituto Nacional de Propriedade Intelectual, da Interfarma e da Associação Brasileira dos Agentes da Propriedade Intelectual.

Fonte: Anvisa

<<Voltar para Notícias




Receba as nossas novidades em seu e-mail.
Nome:

Data de Nascimento:

Email:




Esclarecimento de quaisquer dúvidas, no prazo de 48 atendimento jurídico virtual(quarenta e oito) horas nas áreas trabalhista (preventiva e contenciosa) e da saúde, através de atendimento virtual.

MAIS

Avenida Paulista, 2.202 – conj. 31 - Cerqueira Cesar – São Paulo - CEP 01310-932
Telefone: (11) 4063-0693 - E-mail: mnmakino.direitomedico@gmail.com
Website desenvolvido por: Andréa Mari