Planos de saúde pressionam médicos para utilização de rede própria

Para dois terços dos entrevistados, os planos dificultam a realização de procedimentos ou exames de maior custo

Praticamente metade (49%) dos usuários percebem que os planos de saúde colocam restrições e obstáculos ao trabalho dos médicos, segundo a pesquisa do Instituto Datafolha, encomendada pela Associação Paulista de Medicina (APM), para avaliar o atendimento da saúde suplementar aos usuários do sistema no Estado de São Paulo. 

A restrição mais citada é a influência para que os médicos escolham o hospital da rede própria do plano (28%), seguida por dificultar o encaminhamento do paciente para outras especialidades (20%). Ainda segundo os entrevistados, os planos pressionam os profissionais para que utilizem materiais com qualidade inferior e menor custo (17%) e para que façam uso de materiais cobertos pelo plano (16%). Além disso, para os usuários, os planos de saúde dificultam o trabalho do médico visando a realização de procedimento em hospitais de menor porte (13%). Na região metropolitana de São Paulo, a percepção sobre a interferência dos planos de saúde no trabalho do médico é mais acentuada.

Para dois terços dos entrevistados, os planos dificultam a realização de procedimentos ou exames de maior custo e para 60%, os planos pagam valores muito baixos aos médicos para consultas ou procedimentos. 

Ao falar sobre o plano de saúde que possuí atualmente, a maioria (76%) concorda que são objeto de muitas reclamações nos órgãos de defesa do consumidor. A maioria dos usuários também não tem uma avaliação positiva dos planos de saúde em relação ao cumprimento das regras estabelecidas nos contratos. 


Fonte: APM

<<Voltar para Notícias




Receba as nossas novidades em seu e-mail.
Nome:

Data de Nascimento:

Email:




Esclarecimento de quaisquer dúvidas, no prazo de 48 atendimento jurídico virtual(quarenta e oito) horas nas áreas trabalhista (preventiva e contenciosa) e da saúde, através de atendimento virtual.

MAIS

Avenida Paulista, 2.202 – conj. 31 - Cerqueira Cesar – São Paulo - CEP 01310-932
Telefone: (11) 4063-0693 - E-mail: mnmakino.direitomedico@gmail.com
Website desenvolvido por: Andréa Mari