SUS: obras facilitadas

Regime diferenciado de contratações (RDC), agora, vai servir também para essa fatia de investimentos do governo

O Senado aprovou a medida provisória que flexibiliza as regras para contratação de obras e serviços de engenharia no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). Lançado como condição especial para acelerar empreendimentos da Copa do Mundo de 2014 e das Olimpíadas de 2016, o regime diferenciado de contratações (RDC), agora, vai servir também para essa fatia de investimentos do governo. Em setembro, A Casa já havia dado aval ao uso do RDC em obras do sistema de ensino. A matéria já passou pela Câmara dos Deputados e aguarda apenas a sanção da presidente Dilma Rousseff.

A MP tratava originalmente da previsão de um percentual mínimo de produtos manufaturados nacionais exigidos nos editais de licitação e nos contratos das obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Na MP aprovada, também foi incluída a autorização para que órgãos da administração pública possam contratar, sem licitação, o Centro Nacional de Tecnologia Eletrônica Avançada (Ceitec), empresa federal de microeletrônica e semicondutores.

A votação foi simbólica. O presidente do DEM, senador Agripino Maia (RN), chegou a pedir a votação separada do item que trata do RDC, mas a base aliada derrotou o destaque. O regime diferenciado é defendido pelo governo como uma maneira de reduzir o tempo das licitações, já que elimina exigências da Lei de Licitações 8.666/1993. Especialistas criticam o modelo alegando que favorece conluios entre concorrentes e contratações mais caras, além de dificultar a fiscalização.

Fonte: Correio Braziliense / Amanda Almeida
<<Voltar para Notícias




Receba as nossas novidades em seu e-mail.
Nome:

Data de Nascimento:

Email:




Esclarecimento de quaisquer dúvidas, no prazo de 48 atendimento jurídico virtual(quarenta e oito) horas nas áreas trabalhista (preventiva e contenciosa) e da saúde, através de atendimento virtual.

MAIS

Avenida Paulista, 2.202 – conj. 31 - Cerqueira Cesar – São Paulo - CEP 01310-932
Telefone: (11) 4063-0693 - E-mail: mnmakino.direitomedico@gmail.com
Website desenvolvido por: Andréa Mari