Suspeita de fraude em artigos provoca apuração de USP e CNPq

Investigação deve acontecer até março deste ano

Acusações de possíveis fraudes científicas feitas contra o diretor do Instituto de Ciência Biomédicas (ICB), Rui Curi, vão resultar em investigação por parte do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Universidade de São Paulo (USP). Em matéria publicada na Folha desta terça-feira, 8, a informação é de que um artigo do pesquisador que foi produzido em parceria com ex-alunos, que são professores do programa de pós-graduação em Ciência do Movimento Humano da Universidade Cruzeiro do Sul, e ``despublicado`` no fim de dezembro.

``Acabamos de tomar conhecimento do caso e ele será analisado``, disse Paulo Beirão, coordenador da Comissão da Integridade na Atividade de Pesquisa do CNPq. ``Faremos uma análise técnica prévia que irá subsidiar os trabalhos da comissão quando o caso for levado a ela, creio que em março``. Se confirmada a possível fraude, o pesquisador, que faz parte do 1A do CNPq, grupo que engloba a elite da ciência nacional, e recebe uma bolsa do órgão, pode sofrer cortes de verbas de pesquisa. O Comunique-se tentou contato com Curi, mas ele está de férias.

Na USP, o pró-reitor de pesquisa, Marco Antônio Zago, disse à Folha que o caso precisa ser investigado pela universidade e que ``o assunto está no gabinete do reitor``. ``Uma retratação de artigo sempre merece uma explicação, especialmente num contexto como esse, em que há acusações de fraude``, explicou. Ele lembrou também que a investigação se faz necessária porque somente a retratação do artigo não implica necessariamente em má conduta. A reportagem tentou contato com o CNPq, mas não teve sucesso.

Fonte: Comunique-se
<<Voltar para Notícias




Receba as nossas novidades em seu e-mail.
Nome:

Data de Nascimento:

Email:




Esclarecimento de quaisquer dúvidas, no prazo de 48 atendimento jurídico virtual(quarenta e oito) horas nas áreas trabalhista (preventiva e contenciosa) e da saúde, através de atendimento virtual.

MAIS

Avenida Paulista, 2.202 – conj. 31 - Cerqueira Cesar – São Paulo - CEP 01310-932
Telefone: (11) 4063-0693 - E-mail: mnmakino.direitomedico@gmail.com
Website desenvolvido por: Andréa Mari